Em números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), no primeiro trimestre de 2015 Piracaia teve um aumento de 18,2% no total de inquéritos policiais instaurados em relação ao mesmo período no ano passado. Além disso, os números de infratores apreendidos (em flagrante ou por mandato), pessoas presas e prisões efetuadas também aumentaram: nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano foram 56 apreensões ante 53 em 2014.
Outros dados também mostram o cerco do policiamento em relação aos infratores, como apreensões de armas de fogo (5 contra 2) e ocorrências de entorpecentes (porte, tráfico e apreensão): 9 ante 6.
Os números acima refletem a mudança de modelo de gestão da Polícia Militar na região. Agora, as infrações passam a ser referenciadas graças ao uso de ferramentas tecnológicas, o que permite uma análise criminal e ações efetivas de forma otimizada, com base em estratégias operacionais.
O Major PM Arthur Alvarez de Souza assumiu em janeiro deste ano a coordenadoria operacional do 34º Batalhão da PM do Interior e é responsável pelas operações policiais em 16 cidades da região bragantina, incluindo Piracaia. Para ele, a parceria e a colaboração com a população é importantíssima, levando informações para que a polícia consiga melhorar sua atuação, sendo mais assertiva contra os bandidos e ainda enriquecendo sua base de dados ajudando, assim, o serviço de inteligência.
O major ainda salientou a importância do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) para auxiliar a cidade a ter um trabalho mais efetivo com os infratores. “O Conseg é um vínculo direto da população com a Secretaria de Segurança Pública. A Polícia Militar e a Civil sempre estarão presentes nas reuniões, pois é um momento em que a população pode conhecer mais de perto o nosso trabalho e também fazer suas reivindicações”, esclarece o Major.
Telefones úteis
Polícia Militar: 190 ou 4036-7015
Delegacia: 4036-7300
Guarda Municipal: 4036-6619
Disque denuncia: 181
Roubo na zona rural
No último domingo, 26, uma família foi feita refém durante um assalto em um sítio no bairro Cachoeira Abaixo, zona rural da cidade. Os dois homens armados trancaram as quatro pessoas da família em um dos quartos da casa e roubaram diversos objetos, levando tudo no carro dos moradores da casa.
Os assaltantes abandonaram o carro e todos os pertences a poucos metros do local. Após conseguir se soltar, o morador contatou a polícia, que conseguiu encontrar o carro e todos os objetos roubados. Até agora, ninguém foi preso.
Fonte: www.portalpiracaia.com.br