Prática de meditação é cada vez mais comum em escolas brasileiras

A atividade, que até pouco tempo acontecia por meio de iniciativas isoladas de educadores e escolas, começa a se popularizar e se sistematizar, sendo percebida pela comunidade escolar como importante ferramenta para desenvolvimento da criança e do adolescente

Antes mesmo da pandemia da Covid-19, o combate aos distúrbios de ansiedade e a depressão já eram percebidos como alguns dos maiores desafios em escala global pelos principais especialistas em saúde pública. Hoje, com a suspensão das atividades escolares presenciais e a necessidade de isolamento entre crianças e adolescentes, a situação passa a preocupar ainda mais os profissionais da saúde e pedagogos.

Há pelo menos cinco décadas, a meditação vem se popularizando no ocidente, motivada pelo crescente interesse da comunidade científica e pela sua eficácia para controle emocional, equilíbrio, concentração e atenção. Aos poucos, este interesse ultrapassou os muros das universidades e centros de pesquisa e passou a se popularizar no mundo ocidental, tornando-se sinônimo de hábito saudável e qualidade de vida.

Nas escolas, até pouco tempo, a prática de meditação acontecia apenas por meio de ações isoladas de alguns educadores e instituições, quase nunca de forma sistematizada. Mas, em parceria recente entre o Sistema Piaget e o Programa Soul Mind, a chamada meditação de atenção plena (mindfulness), passou a ser oferecida para centenas de escolas brasileiras, de maneira estruturada e regular.

“Cada vez mais, é indispensável que as escolas desenvolvam atividades que vão além do conteúdo, mas que também contemplem esferas sociais e emocionais da vida dos estudantes. Neste sentido, a prática da meditação tem se mostrado extremamente eficiente, não só para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, mas também no aumento capacidade de atenção e na melhora do desempenho escolar”, explica Ligia Cavalaro, diretora do Sistema Piaget.

Além de desenvolver resiliência emocional nos estudantes, outros objetivos do programa estão ligados à melhora da atenção e do desempenho escolar e ao fortalecimento de competências duráveis essenciais para o cultivo de bem-estar e felicidade.

Fonte: Sistema Piaget

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