Prazo para regularizar título de eleitor vai até 6 de maio

Os eleitores brasileiros que não votaram por três eleições consecutivas e não justificaram sua ausência devem regularizar a situação com a Justiça Eleitoral para não ter o título cancelado.  É importante lembrar que cada turno representa uma eleição.

A regularização do título de eleitor vai até dia 6 de maio, sendo que a falta de regularização causa diversas restrições como ficar impedido de votar, tirar passaporte, fazer carteira de identidade, participar de concursos públicos, entre outros. Após esta data, a regularização ficará suspensa até as eleições municipais de 2020, que acontecerá em outubro.

Em relação ao recadastramento biométrico, apesar da biometria ainda não ser obrigatória no município, o Cartório Eleitoral de Extrema já está realizando o procedimento e, quanto antes a pessoa fizer o cadastro da impressão digital, mais rápido será a implementação no processo de votação em Extrema e evitará filas diante da obrigatoriedade.

Quem estiver em dúvida sobre sua situação pode consultar com facilidade no Portal do Tribunal de Justiça Eleitoral (TSE).  Basta digitar o nome completo e data de nascimento através do link www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/situacao-eleitoral/consulta-por-nome para consultar; ou pode comparecer no Cartório Eleitoral de Extrema para consulta.

Se a situação estiver irregular com inscrição cancelada, o eleitor deve fazer o agendamento para atendimento pelo telefone 148 ou no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais através do site www.tre-mg.jus.br/eleitor/agendamento. Quem não tiver internet em casa poderá fazer o agendamento na Casa do Cidadão de Extrema. O eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral e apresentar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência (em nome do interessado ou em nome de algum parente, desde que ele comprove o grau de parentesco por documento válido) e título de eleitor, se ainda tiver.

O mesmo procedimento serve para o eleitor que precisa fazer transferência e/ou optar em fazer o cadastro biométrico. Segundo a última atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 31.950 munícipes de Extrema apenas 11.436 eleitores realizaram o cadastro de biometria. Este número corresponde a 35,79% do eleitorado.

Para mais informações sobre a regularização do título ou recadastramento biométrico entre em contato com o cartório no telefone (35) 3435-2015. O cartório de Eleitoral de Extrema fica na Rua Olegário Maciel, 5, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam