Prefeitura ampliará 100% serviço do CASTRAMÓVEL em 2020

Novo contrato prevê o dobro de castrações deste ano, além de medicamento pós-operatório incluído

Na tarde desta terça-feira (17), foi realizada Sessão Pública para julgamento do Pregão Presencial nº 326/2019, referente à contratação de empresa especializada para dar sequência ao serviço de esterilização de cães e gatos do município, por meio da castração, como forma efetiva de controle populacional – o CASTRAMÓVEL, tendo como empresa vencedora do certame a “A. A. Mazon –ME” no valor de R$ 710 mil reais.

O contrato para 2020 prevê cerca de 5 mil castrações ao longo de um ano, o que corresponde ao dobro do número de castrações previstas no contrato de 2019.  Outra novidade é que o medicamento pós-operatório também será concedido junto à castração, além da microchipagem – o que não estava previsto no contrato anterior e havia sido concedido como cortesia nos últimos procedimentos, sem custos adicionais.

Somente em 2019, o contrato previa realizar 2.500 castrações, mas a empresa ofereceu mais 300 esterilizações sem custos adicionais  e com isso a Secretaria do Meio Ambiente segue com o trabalho neste mês de Dezembro.  Do início dos trabalhos (31 de maio) até o momento, foram 2.548 animais por 18 bairros.

No próximo final de semana, o CASTRAMÓVEL estará nos bairros Chácaras Fernão Dias (sábado, 21/12) e Morro Grande da Boa Vista (domingo, 22/12). Proprietários interessados a realizarem a esterilização em seu animal devem fazer o cadastro na sede da Secretaria que fica no Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme (Jardim Público), situado entre as Ruas Albino Dantas e Madre Paulina, Centro, com os documentos de identidade e comprovante de endereço do tutor ou responsável pelo animal. Mais informações pelo telefone 11 4034-6780.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, a castração não serve só para evitar que nasçam filhotes, pois ao serem esterilizados, os animais ficam mais caseiros e saem menos. Dessa maneira, a chance de serem atropelados, envenenados ou maltratados é menor. Além disso, deixam de brigar e correm menos risco de serem infectados por doenças transmitidas pelo ato sexual e por mordidas.

Essa medida também protege as pessoas contra zoonozes (doenças infecciosas capazes de ser naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos). Outros problemas de comportamento como, por exemplo, a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados com a castração e o risco dos animais desenvolverem certos tumores e infecções em idade avançada é bastante reduzido com a esterilização.

Além do CASTRAMÓVEL, a atual gestão segue com diversos trabalhos de políticas públicas em prol do bem-estar animal, como é o caso do Atendimento Móvel de Urgência Veterinária – SAMUVET, pioneiro na região bragantina. O SAMUVET funciona 24h com resgate de animais sem dono em situação crítica, com serviços otimizados que possibilitam o contato dos munícipes através de mensagens, foto ou vídeo do animal, além de sua localização.

O serviço do SAMUVET pode ser acionado pelo telefone (11) 94304-1312, ligação ou WhatsApp, apenas em casos realmente de emergência. Mais informações sobre esses serviços, podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente.

Fonte: DIMP – Bragança Paulista

08.06.2019 Castramóvel E.M Professora Maria Siriani Del Nero Vila Davi

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam