chá ayahuasca popularmente conhecido como ‘Santo Daime’
Na última quinta-feira, dia 2, agentes da Divisão de Vigilância Sanitária (Visa), com apoio da Guarda Civil e Polícia Civil, realizaram o fechamento de comunidade terapêutica no bairro Araras dos Pereiras após denúncia anônima. O estabelecimento não constava com o Laudo Técnico de Avaliação (LTA) aprovado pela Visa para funcionar. Este documento é necessário antes mesmo da licença de funcionamento.
Durante a vistoria foram encontrados medicamentos fracionados, sem identificação e vencidos, além de substâncias ilícitas como o chá ayahuasca popularmente conhecido como ‘Santo Daime’ que era utilizado para fins terapêuticos e Ibogaína em cápsulas, que não possuía registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além disso, o local tinha condições precárias de alimentação e higiene.
Os pacientes, 15 homens, relataram que viviam em cárcere privado e sofriam maus tratos. Os internos pegos com as substâncias foram encaminhados à Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), autuados em flagrante e liberados após pagamento de fiança.
Os internos foram encaminhados para albergue e, as famílias, avisadas.
DIMP/Bragança Paulista