A Casa do Cidadão que abriga o CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) e o Procon Câmara é uma extensão da Câmara Municipal de Extrema. Foi criada para satisfazer os anseios da população em busca de soluções para seus problemas de ordem judicial e social, consultas sobre aposentadorias, outros benefícios do INSS, segunda vias de certidões de nascimento e casamento, perícia médica, auxílio-doença, cálculo do GPS, defesa do consumidor entre outras de forma gratuita.
Em entrevista ao jornal O Registro a nova diretora do Procon Câmara, Christiane G. Caiado Almeida, falou sobre os novos projetos, objetivos e breve históricos dos atendimentos.
Segundo a diretora Christiane, nesses primeiros quinze dias em que está na direção do Procon Câmara já solucionou 95% dos casos que deram entrada de maneira imediata ou em até 48h. “Nosso objetivo principal é que o consumidor entenda que aqui é o local onde ele pode buscar o seu direito e sairá daqui com o objetivo alcançado”, comentou.
O Procon Câmara utiliza de um canal direto com as empresas para solucionar os problemas dos consumidores. Neste canal com as empresas há atendentes treinados especificamente para solucionar os problemas evitando as demandas judiciais. As empresas entendem que é um órgão parceiro que tem como objetivo solucionar os problemas, que não é para punir as empresas, mas um trabalho de maneira adequada por todos consumidores.
O índice de demanda nos processos instaurados é satisfatório, e nas audiências realizadas os casos são resolvidos no próprio Procon Câmara não tendo necessidade de outras instâncias.
A Norma do Procon Câmara não permite a extensão da jurisdição para munícipios vizinhos, exceto por meio de convênio, por essa razão só os consumidores de Extrema pode usufruir deste benefício do Procon, mas há interesse em ampliar o atendimento através de parcerias com outras Câmaras da região. Este é um dos projetos da nova diretoria para atender um número maior de consumidores da região.
“Neste ano foram atendidos 566 consumidores, estou aqui há 15 dias e neste período foram feitos 161 atendimentos e tivemos 95% de solução, é importante frisar que a solução dos casos que deram entrada foram realizados de maneira imediata ou em até 48h. O Procon Câmara foi deixado pela diretora Marcela em ordem, todo organizado, com os processos em dia. Fez um trabalho muito bacana, disse a nova diretora.
O Procon Câmara conta também com dois estagiários da FAEX, uma parceria da Faculdade de Extrema com a Câmara Municipal, que são: Sthefanie Teixieira e Luís Otavio.
É importante ressaltar que os serviços prestados pela Casa do Cidadão são totalmente gratuitos e oferecidos por profissionais qualificados para atender as necessidades da população. É mais um benefício que a Câmara Municipal de Extrema oferece para facilitar a vida dos cidadãos, colaborando com significativos serviços ao povo extremense.
A Casa do Cidadão funciona na Rua Governador Valadares, nº 26 – Centro e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone é 3435-2052.
Foto: Patrícia Tampelli