Realizada I Conferência Municipal de Cultura de Extrema

site-clre

Aconteceu na última segunda-feira, dia 04 de julho a I Conferência Municipal de Cultura de Extrema, de acordo com o decreto nº 3029, de 1º de junho de 2016. O evento aconteceu no Clube Literário e Recreativo de Extrema (CLRE), com a participação do gerente de cultura Pablo Farina, a Consultoria Casa de Joana, representado por Tino e Rosana, artistas, fazedores de cultura, sociedade civil, representantes do executivo e do legislativo e representantes de entidades.

A I Conferência Municipal de Cultura tem como objetivo mobilizar a sociedade, o poder público e meios de comunicação para a importância da cultura, suas manifestações e o desenvolvimento sustentável do município culturalmente. Avaliar as ações e metas que farão parte do Plano Municipal de Cultura (PMC), reiterando a importância do Plano Nacional de Cultura (PNC).

Durante a Conferência foi discutido e votado o Regimento Interno da Conferência e logo após abriu para as discussões dos eixos. Foram trabalhados quatro eixos.

Eixo 1 – Gestão Pública e Participação Social. Foram apresentadas 92 propostas, oriundas das pré-conferências, com opiniões da população e membros da comissão de cultura. Este eixo está intimamente ligado com a gestão e atende aos anseios da população.

Eixo 2 – Formação e Educação Cultural. Neste eixo foram discutidas as 38 propostas com diversas temas, como: oficinas, capacitações entre outras, abrangendo diversas áreas culturais.

Eixo 3 – Financiamento, Sustentabilidade e Geração de Renda. Para este eixo foram apresentadas 16 propostas que vertem quanto a parte de incentivo público, projetos, editais que geram renda, o trabalho em si e capacitação.

Eixo 4 – A princípio o eixo foi denominado como Memória e Identidade, após sugestões e votação foi renomeado para Cultura e História. Com 10 propostas apresentadas, os temas abordados foram: o resgate da história; Casa da Memória; Registro de Manifestações, Folclore, Cultura Popular entre outros.

De acordo com o gerente de cultura Pablo Farina, o próximo passo agora é o de compilar as informações dos eixos, que será realizado pela consultoria, apresentação para a Comissão de Cultura, depois o documento será encaminhado ao jurídico para análise e após com formato de projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal para votação e aprovação dos vereadores.

Outra ação que será realizada em breve é a formação do Conselho de Cultura, que contará com 50% dos representantes da sociedade civil e os outros 50% será formado por representantes do poder público.

Segundo Pablo, o público que participou da conferência foi significativo para a realização deste processo e gerou discussões construtivas e de suma importância para a democratização da cultura. Com mais de 50 pessoas inscritas com poder de voto e fala e mais os ouvintes, foi uma conferência bastante democrática, sendo o começo de uma construção sólida para a cultura do município, visando uma maior organização da cultura com mais participação da população.

Com a conclusão de todo esse trâmite será realizado a inclusão do município dentro do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que é um processo de gestão e promoção de políticas públicas de cultura, em regime de colaboração de forma democrática e participativa entre os três entes federados (União, estados e municípios) e a sociedade civil, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais.

Mais informações entre em contato com a Gerência de Cultura pelo (35) 3435-6066.

site-mesa-conferencia

site-publico

site-publico-2

site-eixo

site-eixos

site-eixoss

site-eix

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>