A Unidade Saúde da Família será inaugurada no bairro do CDHU dia 6/09 e R$ 200 mil serão investidos no Centro de Saúde para a construção de novas salas de Ultrassonografia e Esterilização
A Prefeitura de Vargem/SP, por meio do Departamento de Saúde, informa que realizará, a partir de 1/09, uma reestruturação na área da Saúde no município. Inseridas nesta reorganização, haverá a inauguração de uma “Unidade de Saúde da Família” no bairro do CDHU no dia 6/09.
Atendendo moradores dos bairros do CDHU e Rio Acima, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, a unidade prevê ações preventivas à população. Futuramente, outra unidade será construída no bairro do Guaraiúva. A Saúde estará mais perto do cidadão vargense, também por conta de mais um benefício: o início do “Programa Remédio em Casa” no município, que encaminhará medicamentos na casa do paciente.
O Centro de Saúde “Dr. Albert Sabin” receberá investimentos de R$ 200 mil para a construção de salas de Ultrassonografia e Esterilização. Além disso, haverá alteração nos horários de atendimento do Centro de Saúde. A partir de 1º de setembro, o local funcionará de segunda a sexta-feira das 07 às 21 horas e de sábado a domingo e feriados das 07 às 17 horas. A farmácia estará aberta de segunda a sexta das 08 às 20 horas e sábado e domingo das 08 às 12 horas. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Central de Ambulância estarão à disposição da população por 24 horas todos os dias.
A administração municipal iniciará o atendimento específico aos trabalhadores com hora marcada. Os pacientes que trabalham até às 18 horas podem se consultar com hora pré-agendada até às 21 horas.
Segundo o prefeito Aldo Moyses, essas alterações visam a contínua melhora no atendimento, mais médicos para a população e uma reorganização dos investimentos na Saúde. Aldo Moyses comentou esses investimentos e alterações na área da Saúde de Vargem.
Estamos realizando essa reestruturação no Centro de Saúde como forma de gerir melhor os recursos. A demanda noturna do Centro de Saúde é muito baixa, uma média de 11 consultas contra 150 do período diurno, além disso, grande parte dos atendimentos noturnos são pessoas de outras cidades que chegam aqui como Extrema, Joanópolis, Piracaia e até Bragança Paulista. Com isso, iremos conseguir realizar mais investimentos no Centro de Saúde, como a construção de salas de ultrassonografia e esterilização, a implantação de Unidades de Saúde da Família nos bairros, ampliação do número de médicos, além de sempre melhorar o atendimento e a distribuição de remédios. Nossa intenção é inaugurar dia 06 de setembro a Unidade de Saúde da Família no Bairro do CDHU e posteriormente uma unidade no bairro do Guaraiúva. Para os possíveis atendimentos noturnos que possam surgir, o SAMU e a Central de Ambulância continua a disposição da população 24 horas por dia”, disse o prefeito Aldo Moyses.