Representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente dá palestra para produtores de Piracaia

02

A Diretora do Departamento Sustentável da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Araci Kamiyama, esteve em Piracaia na última terça-feira (7) para explicar os processos de transição da agricultura convencional para a orgânica, além de conceitos e dicas sobre o mercado e comercialização.

O encontro realizado no Salão Azul do Paço Municipal contou com a presença do prefeito de Piracaia, Silvino Cintra, da representante do Departamento de Meio Ambiente, Ana Watanabe, e do Diretor do Departamento de Agricultura, Carlos Romani.

Na palestra, Araci falou sobre a importância da conservação do solo e preservação das nascentes aliadas à produção da maior diversidade possível de alimentos, respeitando o meio ambiente e a saúde das pessoas. A representante da Secretaria de Meio Ambiente também comentou a respeito dos tipos de processos, das certificações e dos valores agregados na comercialização dos produtos.

Quem também explicou sobre certificações foi Dercílio Pupin, coordenador da Família Orgânica de Piracaia e incentivador do processo de produção no Brasil e em outros países. Pupin informou que foi criado uma Organização de Controle Social, um grupo formado por clientes e produtores rurais com o interesse comum de agregar valor aos produtos por meio de certificação, pela fiscalização mútua.

Representando o Departamento de Meio Ambiente, a engenheira agrônoma Ana Watanabe afirmou que o produtor sozinho enfrenta dificuldades para conservar nascentes, cuidar do solo, da plantação e gerar renda. “Deve haver uma integração entre Prefeitura, Estado, Sindicato Rural, Associação dos Produtores Rurais, conselhos e comunidade orgânica para facilitar todos os processos”, disse.

Por fim, Silvino elogiou a comunidade orgânica de Piracaia, falou sobre a feirinha do produtor rural e colocou os departamentos do Executivo à disposição para os produtores de Piracaia. “O compromisso da Prefeitura é dar todo o suporte necessário para valorizar os produtores rurais, sejam eles convencionais, agroecológicos ou orgânicos”, afirmou.

Fonte: Ascom – Prefeitura de Piracaia

site-agricultura-2

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam