O primeiro trimestre de 2018 foi favorável no campo da segurança pública em Extrema e região, resultado este devido ao aumento de operações que foram desencadeadas durante o período. A variação está na ordem de 148% de aumento de operações durante os três primeiros meses do ano, quando comparado com o mesmo período de 2017.
Como representação disso, a Operação Força Ativa foi desencadeada em todas as cidades pertences à área do batalhão. A ação foi embasada na repressão qualificada, de maneira a demonstrar a força policial através do empenho expressivo de toda a tropa da Unidade.
A Polícia Militar tem a continuará desencadeando tais operações, bem como ações preventivas, com o objetivo de potencializar a presença ostensiva do policiamento militar em todo o âmbito do 59° BPM.
Atrelados a estas operações, os resultados positivos foram apresentados ao final do trimestre, marcado pela redução da criminalidade como um todo e principalmente na redução da criminalidade violenta, tendo esta última apresentado um número extremamente expressivo, 57% de queda no percentual de ocorrência destes crimes, que são de alta complexidade de prevenção.
Os resultados ainda foram positivos no que concerne ao comparativo do 1° trimestre/2018 com o 1° trimestre/2017 em relação às prisões e apreensões, tendo um aumento de quase 19% no total. A apreensão de armas também apresentou um aumento de mais de 200%. Ao todo, neste semestre foram 70 armas de fogo apreendidas.
Tudo isso demonstra a forte presença da Polícia Militar, através de profissionais que compõem o 59° BPM, na prevenção e repressão da ação criminal na área de Extrema e região. O objetivo é a manutenção da paz social e o aumento da sensação de segurança à toda a população.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacioal – 59º BPM