Serra do Lopo, em Extrema, poderá compor Trilha Transmantiqueira

A Serra do Lopo em Extrema, por meio de uma ação da Secretaria de Turismo, está em fase de estudo para estruturação do trecho do município que comporá a Trilha Transmantiqueira, que faz parte Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. Inspirado nas experiências internacionais, em especial no sistema europeu, o projeto visa conectar trilhas de menores distancias que são integradas e podem ser feitas separadamente por toda a extensão da Serra da Mantiqueira.

Durante os dias 4 e 5 de maio, no Parque Ecológico Pico dos Cabritos, será realizado o Seminário Trilha Transmantiqueira para mobilizar os atores responsáveis pelo trecho Serra do Lopo – Pedra do Baú do qual o município de Extrema estará inserido. Quem desejar participar como voluntário deste projeto pode entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelo e-mail: planejamentotur(@)extrema.mg.gov.br

Confira a programação do Seminário:

Sábado -  4 de maio

8h45 – Abertura

9h – Trilhas de Longo Curso e Trilha Transmantiqueira

10h – Trilha Transmantiqueira – Conservação e Biodiversidade

11h – Identidade Cultural e Lendas da Mantiqueira

12h30 às 13h30 – Almoço

13h30 – Trilha Transmantiqueira e Turismo

14h30 – Sinalização na Trilha Transmantiqueira

15h30 – Oficina de Sinalização

17h – Encerramento

Domingo – 5 de maio

8h às 12h00 – Sinalização de trecho da Trilha em campo

IMG_2921

Ajude a trilhar esse sonho!

As trilhas de longo curso se levadas a cabo são uma poderosa ferramenta de Conectividade de Paisagens, de fomento dos Corredores Ecológicos e de conexão e estímulo da economia local em comunidades mais isoladas. Outros resultados positivos já são visíveis como a sinergia de ações entre as unidades de conservação que a trilha atravessa e a mobilização de parceiros interessados em apoiar o movimento com os recursos necessários para mitigar os impactos existentes.

Para concluir, é com a Trilha no chão, sinalizada, que ela de fato passa a existir. E uma vez sinalizada, juntamente com as governanças organizadas através de uma Associação, teremos força de pleitear recursos, atrair apoiadores e implementar ações necessárias de preservação da Mantiqueira, aliada ao desenvolvimento socioeconômico e ao direito de caminhar e desfrutar com segurança e responsabilidade.

Fonte: Secretaria de Turismo de Extrema

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam