Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário, o SAMU-Vet, e o programa itinerante de castração de cães e gatos, o CASTRAMÓVEL, serão realidade em Bragança Paulista.

cao e gato

A Administração Municipal do Prefeito Jesus Chedid e Vice Amauri Sodré leva a sério o Meio Ambiente e está comprometida em promover melhorias na área, principalmente na proteção aos animais silvestres e domésticos. A intenção é oferecer serviços essenciais ao bem-estar animal.

Dando mais um passo em cumprimento aos projetos elencados no Plano de Governo da gestão, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente ressalta que, em breve, a população bragantina contará com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário, o SAMU-Vet, e o programa itinerante de castração de cães e gatos, o CASTRAMÓVEL.

A Secretaria informou que uma ambulância está sendo preparada e adaptada para os resgates emergenciais de cães e gatos doentes, feridos ou machucados, sem dono. O serviço otimizará os atendimentos e oferecerá condições adequadas para o transporte dos mesmos e o atendimento prévio durante o caminho ao Abrigo Municipal.

O Secretário do Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais, acredita que o serviço é fundamental para o socorro desses animais e que “a Administração Municipal está de parabéns em colocar a causa animal como uma das prioridades do governo. Estamos trabalhando intensamente para lançar o serviço o mais rápido possível à cidade”.

Outro aspecto importante é o programa de esterilização de cães e gatos do município, por meio da castração, como forma efetiva de controle populacional, principalmente da população de animais em situação de rua e/ou vítimas do abandono. Diante dessa necessidade, a Administração Municipal deverá lançar, em breve, o processo licitatório para implantar o CASTRAMÓVEL – programa itinerante de castração de cães e gatos.

Segundo Alex, o CASTRAMÓVEL oferecerá cerca de 150 vagas mensais e atenderá, prioritariamente, animais em situação de rua e famílias de baixa renda em diversos bairros, inclusive na Zona Rural. “A castração é a maneira efetiva de controlarmos a população dos animais nas ruas, por isso a Administração tem trabalhado muito para implantar o serviço na cidade. Ele é fundamental para nossa política de bem-estar animal”, concluiu.

Além disso, estudos técnicos e financeiros já estão em andamento para a Criação do Hospital Veterinário Público para atendimento gratuito à população de baixa renda, melhorando as condições dos animais domésticos dessa faixa.

Fauna Silvestre

Em junho, a Administração Municipal formalizou a parceria, por meio da assinatura do termo de colaboração, com a OSC Associação Mata Ciliar, com o objetivo de trabalhar com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente na realização de ações conjuntas de proteção e reabilitação da fauna silvestre, bem como, um programa de educação ambiental para as escolas do município.

A unidade operacional de fauna e educação ambiental da instituição fica em Jundiaí/SP, os animais silvestres resgatados na cidade, quando necessário, serão encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), que tem por objetivo receber os animais, prestar atendimento veterinário e, após o processo de reabilitação, realizar a soltura destes no ambiente natural.

O diferencial desta colaboração está na incorporação da Educação Ambiental no programa de colaboração como a principal ferramenta de mudança para um futuro socioambiental sustentável. O objetivo é atender alunos das escolas da rede municipal de ensino. O programa conta com uma série de atividades instrutivas como visita monitorada, palestras, jogos ambientais e teatros interativos, que ajudam a criança e o jovem a despertarem a conscientização ambiental desde cedo.

Fonte: DIMP/Bragança Paulista

Foto: reprodução

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam