Trânsito anuncia obras para reorganização do tráfego de Pouso Alegre

1

O secretário de Transporte e Trânsito de Pouso Alegre, Luiz Carlos Delfino, apresentou ao prefeito Agnaldo Perugini o projeto de reorganização do tráfego das avenidas Tuany Toledo e Pinto Cobra, vias que dão acesso ao município pela BR-459. A proposta, apresentada na manhã desta segunda-feira (01), recebeu sinal verde do prefeito. Ela prevê a instalação de sinalização semafórica em pontos estratégicos da via, criação de novas faixas de travessia para pedestres, faixas exclusivas para ciclistas, recuo da calçada nos trechos de parada de ônibus e readequação das rotatórias. As mudanças pretendem aumentar a segurança de quem transita pela via, dar maior vazão ao fluxo de veículos e aliviar a pressão sobre as rotatórias, onde há maior risco de acidentes.

Algumas modificações incidem sobre o tráfego da BR-459. Por isso, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) aguarda aprovação também do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT. À espera desta última autorização, a Secretaria organiza agora o cronograma de obras, que deve se estender pelo último trimestre do ano. “Essa intervenção acontece, a exemplo de outras pela cidade, para levar mais segurança para pontos críticos de tráfego e, ao mesmo tempo, organizar melhor a distribuição do fluxo de veículos”, informa Luiz Delfino.

As mudanças

O projeto de sinalização vertical e horizontal e readequação geométrica das vias integra um trabalho da SMTT para intervir em pontos críticos de acidentes. Nas duas avenidas citadas as readequações se concentram em diminuir a pressão sobre as rotatórias, onde o risco de acidente é maior. A colocação de semáforos em pontos estratégicos e a criação de retornos antes das rotatórias vão ajudar nessa tarefa.

Outro ponto observado é a segurança do pedestre. Faixas serão criadas em pontos chaves, com estrutura que ofereça maior segurança para a travessia. Também os ciclistas devem ganhar faixas específicas para trafegar na região. Nos trechos onde há parada de ônibus, a calçada será recuada. “Estamos falando de duas das vias mais movimentadas da cidade. É preciso que o tráfego seja orientado da forma mais eficiente possível e seja oferecida a melhor segurança para pedestres e ciclistas para reduzir as chances de acidentes”, aponta Luiz Delfino. Ele lembra que o ganho de eficiência no fluxo de veículos e aumento da segurança também é um ponto importante para o bem-estar das pessoas no trânsito, local em que passam uma parte importante de seu dia a dia.

De acordo com o secretário, cada uma das alterações feitas nessas vias serão divulgadas com antecedência. “Os condutores não serão surpreendidos. Vamos indicar as mudanças por meio dos veículos de comunicação e dos canais de informação da Prefeitura”, informa. Além disso, o início das alterações será acompanhado de perto por agentes de trânsito, que estarão a postos para auxiliar motoristas, pedestres e ciclistas.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam