Trio da Letônia participa do Festival de Inverno de Monte Verde

Pelo segundo ano consecutivo, artistas da Letônia se apresentam no Festival de Inverno de Monte Verde. No ano passado, três integrantes do grupo Tarkšķi, de Iecava se apresentaram no Festival trazendo toda a riqueza da cultura folclórica dos letos. Para essa edição, o evento traz os irmãos da Família Dimantas, grupo bem conhecido no país e que já esteve em diversos países, como Escócia, Irlanda, Inglaterra, Austrália entre outros. No Brasil, é a primeira vez dos irmãos Laima, Katrina e Tenis Dimantas.
Vindos da capital, Riga, os irmãos Dimantas são bem conhecidos em sua terra natal e responsáveis pelo resgate das canções tradicionais letãs com as vozes mais poderosas do país. Embora bem jovens, a relação deles com a música vem desde a tenra infância, um dos costumes dos letos, a importância que eles dão aos ensinos musicais. Os Dimantas vem ao Brasil trazer um pouco da cultura dos Bálcãs.
No dia 18 de junho, farão a primeira apresentação na cidade de Nova Odessa, na tradicional Festa do Ligo, principal festividade da Letônia, com trajes, comidas e artesanato típico. Sem esquecer das músicas e danças letas que ficará a cargo dos irmãos Dimantas. Eles passarão ainda por São Paulo, Rio de Janeiro, Varpa e Ijuí, pontos de imigração leta, assim como Monte Verde, fundada em 1950, pelo leto Verner Gringberg. Essa apresentação é fruto de uma parceria com a Associação Brasileira de Cultura Leta e tem sido excelente para todos os envolvidos.
Na semana que antecede a apresentação, como no ano anterior, o grupo vai realizar uma série de workshops nas escolas locais mostrando a cultura letã para crianças e adolescentes, aumentando ainda mais o intercâmbio cultural entre os dois países.
“O Festival de Inverno de Monte Verde vem avançando a cada ano. Além de ser mais uma atração para o Distrito na alta temporada, o resgate cultural da Letônia é fundamental para a comunidade reafirmar suas raízes e os turistas conhecerem um pouco mais as origens de Monte Verde”, afirma Edmar Dias, prefeito de Camanducaia.
O Festival de Inverno de Monte Verde é realizado pela Prefeitura Municipal de Camanducaia e tem apresentação da Melhoramentos Florestal. O evento será de 02 a 23 de julho e todas as atividades e atrações serão gratuitas. A apresentação da Família Dimantas será no dia 09/07, ás 20 horas, no Palco Avenida, situado no coração da Avenida Monte Verde. Além de apresentações musicais, oficinas culturais para as crianças fará parte da grade de atrações.  Na próxima semana será divulgada a programação completa do evento.

 Por Tiago Mentor

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam