TV Brasil grava em Extrema matéria que irá ao ar em fevereiro

IMG_7621

“Projeto Conservador das Águas tem atraído muita mídia para falar do 8º Fórum Mundial da Água”

O Projeto Conservador das Águas atrai a mídia nacional e internacional devido ser pioneiro no reflorestamento e conservação de nascentes por meio de pagamentos por serviços ambientais a agricultores e produtores rurais. Nesta semana foi a vez da TV Brasil, que veio a Extrema realizar uma matéria especial que irá ao ar antes do 8º Fórum Mundial da Água que acontecerá entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília e atrairá a atenção de todo o mundo para a conservação do bem maior, a água.

Nesta reportagem a equipe da TV Brasil visitou produtores rurais que fazem parte do projeto, entrevistou o Secretário de Meio Ambiente, Paulo Henrique Pereira, que é o idealizador do Conservador das Águas. Durante a entrevista o secretário afirmou que o projeto já está bem consolidado e agora o objetivo é manter a evolução que acontece naturalmente e ampliar para mais de 280 municípios da Serra da Mantiqueira através do Projeto Conservador da Mantiqueira.

O Projeto Conservador da Mantiqueira é uma ação que iniciou no projeto de Extrema e está agregando diversas cidades que passam por toda a Serra da Mantiqueira nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Esta nova fase busca reflorestar toda a Serra da Mantiqueira, reconstruindo a Mata Atlântica de todo este território.

A produtora rural e adepta do projeto Olga de Lima, cedeu entrevista a TV Brasil e relatou que desde que aderiu ao projeto a produção de água em suas terras aumentaram muito e além de ajudar nas tarefas diárias com o gado, galinhas e demais afazeres, ainda tem o benefício do pagamento ambiental realizado pela Prefeitura de Extrema que ajuda e muito na renda da família, ela também contou a reportagem que realizou muitas benfeitorias com esta verba de produção de água.

Durante a filmagem na sede do Conservador das Águas, que leva o nome de Hélio de Lima, marido de dona Olga, a equipe da TV Brasil pode conhecer diversos trabalhos realizados no local que foi construído com o objetivo de receber diversos trabalhos e estudos, treinamentos e capacitações. O Gerente da Secretaria de Meio Ambiente, Arlindo Cortez, mostrou mudas nativas, reflorestamentos com 1 ano e 4 anos na propriedade da Prefeitura de Extrema que além de mata recuperada, ainda abriga muitos estudos de diversas universidades de Minas Gerais e de outros estados brasileiros.

O Projeto Conservador das Águas atualmente conta com mais de 80 produtores e são pagos R$ 279 por hectare/ano das áreas reflorestadas. São mais de R$ 700 mil investidos por ano com pagamentos ambientais. O Projeto Conservador das Águas já plantou mais de 1,5 milhão de mudas que hoje faz com que 1/3 do território municipal seja de florestas conservadas e reflorestadas com a mata nativa, são quase 7 mil hectares de reflorestamentos nestes 13 anos de projeto, sendo quase 500 hectares apenas em 2017.

Segundo o Prefeito de Extrema, João Batista da Silva, “O Projeto Conservador das Águas representa muito bem Extrema no Brasil e no mundo. Ele transmite um dos valores de nossa administração, que é o desenvolvimento sustentável, não só da cidade, mas como os produtores e todo extremense. A conservação das nascentes é a valorização das pessoas para melhorar a qualidade de vida cada dia mais em nossa cidade e ainda melhorar o mundo em que vivemos.”

Das mais de 500 nascentes nas bacias hidrográficas de Extrema, mais de 400 são preservadas pelo projeto e as demais que fazem parte do restante do município são beneficiadas por estas recuperadas. Estas nascentes garantem um grande volume de água para o Rio Jaguari, principal rio que abastece o Sistema Cantareira, com 70%, que corresponde a 45% do abastecimento da cidade de São Paulo.

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos com os objetivos de aumentar a importância da água na agenda política dos governos e promover o aprofundamento das discussões, troca de experiências e formulação de propostas concretas para os desafios relacionados aos recursos hídricos. Será a primeira vez que o maior encontro mundial sobre água vai acontecer no hemisfério Sul.

O 8° Fórum é realizado e organizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, Governo do Distrito Federal e Conselho Mundial da Água, com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). As edições anteriores do Fórum Mundial da Água aconteceram em Marraquexe, Marrocos (1997); Haia, Holanda (2000); Quioto, Shiga e Osaka, Japão (2003); Cidade do México, México (2006); Istambul, Turquia (2009); Marselha, França (2012); e Daegu e Gyeongbuk, Coreia do Sul (2015).

Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema

IMG_7532

IMG_7605

IMG_7610

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>