Vacinação contra a poliomielite e sarampo é prorrogada até a próxima quinta-feira em Bragança

photo

Com o objetivo de garantir a imunização do maior número possível de crianças de Bragança Paulista, a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo foi prorrogada até a próxima quinta-feira, dia 4. Sendo assim, a Prefeitura pede aos pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças para serem imunizadas que procurem a unidade de saúde mais próxima, com a caderneta de vacinação em mãos.

A vacina contra a poliomielite, doença responsável pela paralisia infantil, é destinada a crianças de seis meses até cinco anos. Já a vacina tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola, é destinada a crianças de um a cinco anos. As vacinas têm como objetivo impedir o contágio de poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no país.

Em Bragança, 23 unidades de saúde da zona urbana do município estão disponibilizando a dose das 8h às 17h. A relação das unidades de saúde do município pode ser conferida no site da Prefeitura.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto contagiosa viral aguda, que se caracteriza por um caso de paralisia flácida, de início súbito, mas que se não for tratada pode se tornar permanente. No Brasil não existe registro da doença desde 1990 devido às políticas de prevenção à doença.

Já o sarampo, é uma doença cuja transmissão ocorre pelas vias respiratórias. Os principais sintomas da doença são febre alta, tosse seca persistente, coriza e conjuntivite. Se não for tratada, pode gerar complicações como diarreia, otite, pneumonia e pode levar à morte.

A rubéola também é causada por transmissão via respiratória. A evolução desta doença geralmente é benigna e, em sua maioria, não produz qualquer manifestação clínica. Os casos mais graves ocorrem quando a paciente está em gestação.

Por fim, a caxumba, também causada por infecção respiratória, causa sintomas discretos. Quando eles surgem, geralmente o paciente é acometido de febre alta e aumento das glândulas parótidas. Os casos mais graves também são em pacientes gestantes.

 

Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>