Vereadores elegem nova Mesa Diretora da Câmara em Pedra Bela

A oposição venceu a eleição com 07 dos 09 votos para a Mesa Diretora da Câmara no biênio 2015/2016. Uma união de partidos supostamente rivais nacionalmente e até no âmbito municipal, o PSDB e PT, se uniram para vencer o candidato que teria o apoio da Prefeita Roseli Amaral (Democratas).

O vereador Francisco de Oliveira (Seu Nego) apresentou seu nome como candidato do DEM, porém por maioria dos votos, os vereadores não autorizaram sua inscrição, justificando que ela estaria fora de prazo, segundo Ato da Mesa Diretora. Porém, no Regimento Interno da Câmara em seu artigo 15° – III, possibilita registro junto a Mesa, individualmente ou por chapa, de candidatos previamente escolhidos pelas bancadas dos partidos ou blocos partidários, após a abertura da sessão. Outro argumento do vereador foi que um simples Ato da Mesa não pode ser superior ao Regimento Interno da Casa, seus argumentos não convenceram os demais vereadores que elegeram a chapa encabeçada pelo vereador Hugo Salomão Leme (PROS) para o cargo de Presidente, Leandro Aparecido de Toledo (PT) para Vice; Durval Araújo (PV) como 1° Secretário e Valter Eduardo Stein (PSDB) como 2° Secretário.

O atual Presidente da Câmara, José Maurício de Miranda, antes do início da votação, ainda argumentou que a proporcionalidade partidária não estaria sendo respeitada, uma vez que a bancada do ‘Democratas’, composta por 3 vereadores, ou seja 1/3 da Câmara, não havia sido incluída na chapa encabeçada pelo vereador na última segunda feira, 15. Os vereadores reuniram-se para eleição de Hugo Salomão, o que estaria descumprindo o Regimento Interno. O plenário, que ficou lotado por partidários ligados a atual prefeita Roseli e também ao ex-prefeito José Ronaldo, disputavam espaço para poderem acompanhar a eleição.

A cena mais inusitada foi do ex-prefeito José Ronaldo (PSDB) e sua vice Laudicéia (Célia do PT) que até então mantinham uma relação nada amistosa, desde a época em que eles exerciam o cargo de prefeito e vice, estarem juntos, unidos com seus respectivos partidos, (PSDB e PT), para vencerem a eleição da Mesa da Câmara, elegendo seus vereadores.

Outra presença inusitada foi da viúva do Dr. Jorge Hirodi Orita, que havia sido o candidato a prefeito juntamente com a atual prefeita Roseli Amaral em 2012. Adriana Orita, que até pouco tempo ocupava o cargo de Secretária de Cultura e Turismo na administração Roseli Amaral, e teria saído após desentendimento, comemorou a vitória junto com os ex-administradores da cidade.

A sessão ficou marcada pelas uniões até então consideradas impossíveis. O Vereador Valter Stein, na ultima sexta – feira, 12, após se inscrever juntamente com os vereadores Hugo, Leandro e Durval a chapa que venceu a eleição, chegou a assinar um termo de desistência da sua inscrição no cargo de 2° Secretário, pois teria fechado também um acordo com a grupo da Prefeita Roseli, onde ele seria o candidato a Presidente. Com os 03 votos do ‘Democratas’ e os 02 votos do PSDB, totalizando 05 votos, ele estaria eleito Presidente, juntamente com o vereador Nego na função de vice, surpreendentemente ele voltou atrás e protocolou outro documento pedindo para que fosse levado em consideração o que ele havia assinado em outro documento e ratificando sua vontade em ser candidato a 2° Secretário juntamente com os outros vereadores da oposição, desta forma o parlamentar do PSDB deixava de concorrer a presidente juntamente com o vice do Democratas, para ser 2° Secretário em uma chapa composta com os partidos PT, PROS e PV.

A sessão foi encerrada por volta das 21h, e a nova Mesa Diretora assumirá a Câmara em 01 de janeiro de 2015.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Pedra Bela

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam