Por Léo Demeter
Jornalista
A percepção de mundo se desenvolve logo nos primeiros anos de vida. Por isso investir em ações educativas para crianças de zero a cinco anos é de fundamental importância. Com esta essência pedagógica acaba de ser promovido em Extrema/MG o I Seminário de Educação Infantil – Sistema de Ensino OPET. O evento aconteceu na Escola Municipal EMETI “Professor Celso Luiz Ferreira Pó” na sexta-feira, 30/08, e foi direcionado a todos os educadores da rede infantil de Extrema.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e a Editora OPET, com o compromisso de compartilhar ideias sobre a educação e atuar na formação de professores. No seminário foram discutidos temas como as fases do desenho infantil por Inalma Dantas e Carla Campos, orientadoras pedagógicas, e a importância do matéria didático na educação infantil, pelas orientadoras Bárbara Barletta e Edinilce Silva.
Em entrevista ao O Registro, Maria Edir de Souza Salles Almeida, coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Extrema, disse que torna-se necessária a reciclagem para os educadores porque a qualidade de ensino é uma das principais metas pedagógicas. “O nosso foco de trabalho é ampliar o conhecimento dos nossos professores de educação infantil. Fizemos recentemente um levantamento das necessidades e direcionamos os trabalhos para as crianças de zero a cinco anos. Priorizar o ensino é o nosso maior desafio”, declarou Maria Edir.
Durante o evento foram realizadas apresentações culturais e reflexões com os participantes. O Executivo de Extrema está buscando melhorias significativas para ampliar a estrutura educacional e a qualidade de ensino das crianças do município, além de gerar maior subsidio ao sistema pedagógico.