Alunos da Rede Municipal expõem pinturas na Galeria Artigas

_DSC0120

As obras tiveram as músicas de Toquinho como inspiração

Até o próximo dia 14 de setembro você pode visitar a exposição de pinturas feitas por alunos da Rede Municipal de Pouso Alegre. A amostra traz obras bastante coloridas de estudantes de 15 escolas municipais que participam do Projeto Estação Cultural, da Seção de Artes da Secretaria Municipal de Educação.

Os estudantes fizeram suas artes abordando sempre alguma música do cantor e compositor Toquinho, que é o homenageado do Projeto em 2016, com o tema Voa Coração. Os estudantes tiveram a orientação de professores Arte Educadores.

A coordenadora da Seção de Artes, Selma Amaral, comentou, durante a abertura da exposição, que “quem andar pela galeria vai perceber que a emoção das crianças foi expressa nesse trabalho. E a arte educação consegue fazer isso, porque ela vai levar a arte para todas as crianças da Rede Municipal”.

A secretária municipal de Educação, Cleidis Modesto, que também participou da aberturada da exposição, agradeceu aos professores Arte Educadores, diretores de escolas e pais de alunos. “Essa arte é realmente a comunicação do coração. Então a gente agradece, sem ter até como agradecer tamanha beleza e importância desse trabalho”.

Crianças autoras das obras estiveram na Galeria Artigas com seus pais. Todos ficaram encantados com o resultado da exposição montada. Denison Abílio, pai da aluna Vitória que tem seu quadro exposto, elogiou a atividade. “Muito bom o incentivo que está tendo nas escolas. É desde criança que começa formar o caráter das pessoas. Ao invés de estar nas ruas aprendendo o que não se deve, as crianças estão na escola aprendendo um trabalho bonito, que servirá pra sociedade, mais tarde”.

A exposição está na Galeria Artigas, ao lado do Theatro Municipal. O horário de visitas é das 12h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Estação Cultural

A Estação Cultural teve início em 2013, criada pela Seção de Artes da Secretaria de Educação. As atividades atingem mais de 8.000 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e crianças da Educação Infantil, de 4 e 5 anos, das zonas rural e urbana.

Esta é a quarta edição da Estação Cultural. Nos últimos anos, os alunos trabalharam os compositores brasileiros Luiz Gonzaga, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi e Milton Nascimento.

O acesso às artes já faz parte do dia a dia das crianças que estudam nas escolas municipais. Desde 2005, a grade curricular do ensino público trabalha com atividades artísticas.

A Rede Municipal de Ensino possui 20 corais formados por alunos, além disso, quatro escolas possuem oficinas de teclado, quatro com oficinas de flauta, sete com oficinas de violão, duas com oficinas de dança, uma com oficina de teatro e 13 com oficinas de pintura em tela. Também existe um coral formado por profissionais da Rede Municipal de Ensino e a Seção de Artes está desenvolvendo o projeto Grupo Avançado, para os alunos que se destacam nas aulas de canto e instrumentos musicais, para apresentações especiais.

_DSC0116

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam