Canil Municipal e Centro de Zoonoses explicam o seu funcionamento

15592287_10209881557609808_356207635_n

A Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde mantém o Centro de Zoonoses e também o Canil Municipal. Para informar a população o funcionamento dos dois serviços, aconteceu no último dia 6 de dezembro uma visita técnica da secretaria com a presença dos funcionários responsáveis e também da coordenadora do CTA e o Secretário Municipal de Saúde.

Segundo a Médica Veterinária responsável pelo Centro de Zoonoses a equipe que realiza o resgate dos animais abandonados é orientada a recolher das ruas apenas os animais acidentados e com risco de epidemiologia ou doentes. Os animais saudáveis abandonados por seus donos, animais que residem em casas, porém ficam soltos na rua não são de responsabilidade do Centro de Zoonoses. A equipe também resgata animais em boas condições, mas prioriza os atendimentos para os animais com estes riscos citados acima.

O Canil Municipal abriga atualmente cerca de 130 animais entre cães e gatos, adultos e filhotes, a maioria são animais que sofreram acidentes, que tinham doenças e sofriam maus tratos dos antigos donos. Os animais são separados no local de acordo com as doenças e os riscos para não haver epidemias. Assim que os animais estão saudáveis eles são encaminhados para adoção.

A Prefeitura de Extrema teve em 2016 um investimento de quase R$ 80 mil com ração de cães adultos e filhotes e de gatos, também foi utilizado quase R$ 8 mil reais na compra de medicamentos para cuidar dos animais que ficam no Canil Municipal. Durante o ano de 2016, o Canil Municipal que atualmente tem cerca de 130 animais, já doou mais de 360 animais nas Feiras de Adoção este ano. Estes dados são de janeiro a outubro de 2016.

O Centro de Zoonoses também realiza a castração de animais recolhidos e também de famílias com renda inferior a 2 salários mínimos, para utilizar este serviço o responsável do animal deve levar ao CTA na Avenida Presidente Kennedy, 355, Centro, antigo Pronto Atendimento, munido de RG, Comprovante de endereço e holerite ou algum documento que comprove renda inferior a 2 salários mínimos.

Em 2016 já foram castrados mais de 800 animais e foram vacinados contra a raiva mais de 7 mil animais nas campanhas que são realizadas em todos os bairros. Estes serviços da Prefeitura de Extrema são para controle dos animais na cidade, mas é dever de cada cidadão cuidar do animal que foi adquirido através de adoção ou até mesmo os comercializados.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Extrema

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam