Festival Gastronômico de Monte Verde tem Sapecada de Pinhão em seu encerramento

sapecada2

 

Uma já tradicional e deliciosa Sapecada encerrou os 16 dias de Festival Gastronômico de Monte Verde, uma autêntica confraternização ‘caipira’ entre todos os envolvidos no sucesso desse evento: poder público, privado e comunidade, em uma festa a céu aberto, ao redor de uma fogueira de garras de araucárias e com muita moda de viola. Seguindo uma tradição forte no sul do Brasil, o resgate da Sapecada é, ao mesmo tempo, uma festa e uma evocação ao pinhão, elemento típico da gastronomia de Monte Verde.

A Sapecada é acompanhada de comidas de roça, como canjica, arroz doce, pinhão cozido, bolo de fubá, vinho quente, quentão, caldo de pinhão, entre outras tantas delícias. Nesse ano, a chef Sonia Kohen ofereceu a todos presentes sua famosa ‘paella mineira’, prato feito aos moldes da paella espanhola, porém com carnes de porco defumadas, couve e ovos, acompanhada de cuscuz caipira, com muita carne seca.

O Festival, que sempre coincide com a época da queda do pinhão, nesse ano, teve número recorde de participantes, 24 estabelecimentos e atividades formativas de altíssimo nível, como Elzinha Nunes, Ari Kespers, Breno Lerner, Danielle Noce, além dos chefs locais Thiago Blanes e Sonia Kohen e as outras atividades, com nutricionistas e sommeliers. Com o tema “Sabores da Nossa Terra” explorou vários aspectos da culinária, seja ela global ou altamente regional.

Embora a maratona gastronômica tenha terminado, oficialmente, no dia 26, a organização do Festival vai manter unido o grupo que se formou em torno do evento, com pequenos eventos durante o ano. Um dos projetos é a realização do projeto “Comida Boa para cachorro” (para arrecadação de ração para cachorros de rua e de pessoas carentes durante todo ano), o Festival de Comida de Boteco (em agosto), a organização está tentando trazer a carreta escola do SENAC em setembro, entre outros eventos. Também será montada uma confraria gastronômica, com encontros bimestrais, regados a muita gastronomia e discussão dos temas pertinentes ao Festival.

O Festival, que já é hoje o maior evento de Monte Verde, termina deixando saudades e já de olho na próxima edição, que terá como tema “Os Sabores de Minas”, que são muitos e os mais variados. A gastronomia mineira é cada vez mais exportada para o mundo e é a grande queridinha dentro do panorama nacional. O Festival Gastronômico de Monte Verde teve apresentação da Companhia Melhoramentos, e foi realizado conjuntamente entre Prefeitura Municipal de Camanducaia, Associação Comercial de Monte Verde (ACMV), Comissão Comunitária de Eventos e COMTUR.

sapecada3 sapecada

 

Fotos: Ricardo Cozzo

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>