Fórum sobre startups chega a Santa Rita do Sapucaí

Arquivo/Inatel

Arquivo/Inatel

Vale da Eletrônica sedia primeira etapa regional de debate, para formular marco legal que estimule empreendedores.

O primeiro encontro regional do Fórum Técnico Startups em Minas – A Construção de uma nova política pública será realizado na próxima quinta-feira, dia 06 de outubro, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Santa Rita do Sapucaí. Considerado um polo tecnológico no Sul de Minas, o município inaugura uma série de quatro discussões do evento no interior do Estado, que acontecem em outubro e novembro.

As atividades serão no Teatro do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que fica na Avenida João de Camargo, 510, a partir das 8 horas. Interessados em participar podem se inscrever pelo Portal da ALMG.

O objetivo do fórum técnico é colher sugestões da sociedade para a criação de uma política estadual de estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento das startups em Minas. As empresas conhecidas por esse nome podem ser definidas como organizações no início de suas atividades, projetadas para explorar novos produtos ou serviços, sob condições de extrema incerteza mercadológica.

Programação – Logo na abertura da etapa de Santa Rita do Sapucaí, o público participará de um painel de contextualização, com: o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches; o diretor de Operações da Keeplay Game Studios e presidente da Rede de Empresas de Tecnologia, Inovação e Conhecimento (Retic), Fernando Riondet Costa; a diretora de Marketing e Comunicação na NexAtlas, Ana Raquel Calhau; e o fundador da Fit NetWorks Tecnologia em Informática e Telecomunicações Ltda, Clóvis Juliano de Carvalho.

Também está prevista a participação, nesse painel, de um representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), o superintendente de Inovação Tecnológica, Roberto Rosenbaum.

Na sequência, os participantes vão se dividir em grupos de trabalho, que devem prosseguir até o fim da tarde. No momento da inscrição, que é individual, a pessoa escolhe de qual grupo de trabalho pretende participar. São três: Startups, empreendedorismo e inovação: conceitos, cultura e atores; Startups, políticas e desburocratização; e Startups, investimentos e incentivos.

Além dessas atividades, também acontecerá o debate e a aprovação do Documento de Propostas, além da eleição dos representantes regionais para a etapa final, que acontecerá na ALMG, em Belo Horizonte, de 23 a 25 de novembro.

Vale da Eletrônica é inspirado no Vale do Silício

Santa Rita do Sapucaí possui apenas 40 mil habitantes, mas abriga o chamado Vale da Eletrônica, formado por três instituições de ensino e mais de 150 empresas de setores que vão da informática à telecomunicação.

Localizado numa área estratégica, que fica próxima das três principais capitais da região Sudeste, o Vale é responsável pela fabricação de mais de 13 mil produtos, com destaque para a urna eletrônica, o chip do passaporte eletrônico e o transmissor de TV digital nacional. A cidade também exporta para mais de 40 países e emprega quase 20 mil trabalhadores.

O apelido Vale da Eletrônica é uma referência ao Vale do Silício, região composta por vários municípios ao sul da baía de São Francisco, na Califórnia (EUA), onde, a partir da década de 1950, instalaram-se um conjunto de empresas especializadas em inovações científicas e tecnológicas, como Apple, Google e Facebook.

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam