Centro POP realiza mais de 200 atendimentos em um mês de funcionamento

1 3 4

O serviço de abordagem social, realizado no município desde o primeiro semestre de 2013, tem sido intensificado com a criação do centro de referência especializado para população em situação de rua. Inaugurado em agosto deste ano, o Centro POP já realizou mais de 200 atendimentos, após passar pelo período de adaptação.

Entre os atendimentos realizados pela equipe estão encaminhamentos para procedimentos na área de saúde (consultas clínicas e especializadas, exames, cirurgias e medicação, além de cadastro em unidades básicas de saúde), 2ª via de documentos, encaminhamentos ao mercado de trabalho, cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura e cadastro em programas sociais para o recebimento de benefícios.

A equipe de abordagem social também faz um trabalho de investigação social, para que essas pessoas iniciem o processo de reconstrução pessoal e familiar. Neste primeiro momento, seis pessoas já tiveram a oportunidade de voltar ao convívio familiar, não vivendo mais nas ruas.

O local oferece a oportunidade para trabalhos em grupo, realização de higiene pessoal, oficinas de teatro, artesanato, palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), atendimento psicossocial e reuniões dos Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA), além de oferecer café da manhã e da tarde para os frequentadores.

O prédio conta com recepção, refeitório, salas de atendimento psicossocial, banheiros, guarda-volumes e salas de aula. Para participar das atividades, oficinas e atendimentos oferecidos pelo equipamento, os frequentadores precisam cumprir o cronograma do local, para que seja garantida a qualidade e organização dos serviços prestados no local.

Vale ressaltar que, apesar da busca diária, nem todos aceitam a intervenção e, para isto, têm de assinar um termo de que preferiram dessa forma. Por isto, a Administração Municipal pede a população que não faça doações em dinheiro ou de bens materiais, mas oriente estas pessoas a conhecer o centro de referência especializado, para que o vínculo com a rua seja quebrado. No caso de alimentação, o munícipe deve organizar a refeição em local adequado com banheiro, mesas e cadeiras, em local e data estabelecidos, para proporcionar dignidade às pessoas em situação de rua.

O Centro POP funciona das 7h30 às 17h e está localizado avenida Doutor José Adriano Marrey Junior, 976, Penha. Após este horário, os frequentadores são encaminhados ao Albergue Municipal. Para participar das atividades, as pessoas em situação de rua podem ir por conta própria ou acompanhadas por alguém, não necessariamente pela equipe de abordagem social. Informações e denúncias podem ser feitas pelos telefones 4481-9099 ou 4032-6400.

 

Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>