Mulheres de Fibra: suas conquistas e desafios

A origem do Dia Internacional da Mulher deu-se em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher. Somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Com a criação do Dia Internacional da Mulher, a maioria dos países, realizam conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. Em entrevista ao jornal O Registro, algumas mulheres falam sobre suas carreiras, como compartilhar vida pessoal e profissional e o Dia Internacional da Mulher. As perguntas abordadas foram, Confira:

1 – O que representa o dia Internacional da Mulher para as brasileiras, em sua opinião?

2 – Na sua profissão quais as dificuldades encontradas por ser mulher?

3 – Como você vê a luta das mulheres por iguais condições no mercado de trabalho?

4 – Como você equilibra a vida pessoal e profissional?

5 – Quem é a mulher hoje? Quais suas maiores conquistas e seus maiores desafios?

6 – Quais são, em sua opinião, os maiores preconceitos em torno das mulheres? E como você vê o machismo em nossa sociedade.

 

adriana_braganca

Adriana Custódio de Oliveira, de Bragança Paulista, motorista de ônibus.

1- Um dia importante. Pois a mulher luta muito pelo que quer. Assim como eu que lutei muito para criar os meus três filhos, trabalhar e construir o que tenho.

2 – É o preconceito, principalmente pelos adolescentes. Inclusive por parte de mulheres.

3 – As mulheres estão buscando muito. É um exemplo, força de vontade para conquistar o que querem. Batalham bastante.

4 – É difícil, porque ser motorista é cansativo. Mas procuro ser mãe, namorar, procuro dividir meu tempo. No último domingo do mês sempre fazemos um churrasco com o pessoal do serviço.

5 – Meu maior desafio foi entrar na empresa como motorista e conquistar a linha. E para o futuro ser motorista de viagem. E ainda penso muito em ser caminhoneira.

6 – Existe ainda machismo, principalmente dos mais antigos. Já aconteceu na troca de turno um motorista falar: ”sabia que era motorista mulher”. Ele foi bastante ignorante.

Andreia_santarita

Andréia Malaquias dos Santos, diretora de empresa, de Santa Rita do Sapucaí.

1 – É o reconhecimento a grandes mulheres que lutaram contra o preconceito e desvalorização. Graças a estas mulheres, nota-se nos dias atuais, conquistas e mudanças nos direitos sociais, políticos e econômicos.

2 – Mostrar que a mulher tem capacidade suficiente para exercer funções propostas por uma Organização. O mercado é constituído por muitos homens, porém este quadro está se modificando a cada dia.

3 – Infelizmente, ainda existe a diferença de salários entre mulheres e homens; taxa de desemprego entre mulheres são maiores do que de homens; porém, as mulheres vêm lutando por essa igualdade buscando capacitação. E a cada dia as mulheres estão ocupando cargos mais importantes e fazendo a diferença. Acredito que esse seja o caminho para ganhar essa luta por condições de igualdade.

4 – Tenho sempre em mente que eu preciso ter vida pessoal, pois, só serei bem sucedida se tiver o equilíbrio entre minha vida pessoal e profissional. A vida pessoal é minha plataforma que me sustenta, me fortalece para dar continuidade as realizações da vida profissional.

5 – Uma mulher que procura ter uma vida pessoal e profissional saudável, com qualidade de vida, onde o sucesso profissional anda junto com o sucesso pessoal. Os meus maiores desafios são exercer funções de diretora de uma microempresa que tem como objetivo ser uma grande empresa de sucesso; empresa que faça diferença na sociedade. Minha maior conquista é ser a mulher que sou hoje. Venho de uma família humilde e através do meu esforço e trabalho, consegui graduar em Administração de Empresas, fazer MBA em gestão de negócios, ser diretora e ter uma equipe de colaboradores unidos.

 

aneteperrone_pousoalegre

Anete Perrone, de Pouso Alegre/MG, coordenadora de políticas públicas para mulheres

1 – O Dia 8 de Março representa um marco na história de todas nós. Nos leva a uma reflexão sobre a condição da mulher  na sociedade moderna.Nos encoraja a buscar nossa autonomia em todas as dimensões da vida. Quando nos reunimos nessa data é para lembrar que JUNTAS somos fortes e podemos construir uma sociedade mais justa, que respeite à diversidade e combata TODAS as formas de discriminação.

2 – Sou educadora.  Sempre acreditei na  EDUCAÇÃO como instrumento de TRANSFORMAÇÃO. A maior dificuldade talvez tenha sido consolidar as políticas de gênero no conteúdo. A escola acaba reproduzindo a desigualdade vivida entre as pessoas na sociedade, tanto nos livros como na prática pedagógica, na sala de aula. Sempre busquei eliminar conteúdos sexistas e discriminatórios, mas encontrei  MUITA dificuldade em inserir essa politica de equidade de gênero, respeito à diversidade, autonomia da mulher, etc. Mas, dentro do que era possível, contribui.

3 – Vejo com muita alegria, pois a estatística mostra que avançamos e o número de chefias femininas de domicílio tem demonstrado isso. Claro que temos muito a conquistar. Melhorias nas condições de trabalho, mais creches, equiparação de salário, etc. Mas o cenário hoje é positivo.

4 – Com muita dificuldade. Minha família, às vezes reclama do ritmo acelerado. rsss A  Secretaria Especial de Politicas  Públicas para Mulheres exige uma dedicação e um comprometimento muito grande. Não estamos falando de “coisas palpáveis”. Trabalhamos com CONCEITOS e PRECONCEITOS que precisam ser descontruídos no dia a dia constantemente. Amo o que faço, por isso nos finais de semana fico em casa, lendo um bom livro, assistindo a um bom filme, recarregando as baterias!

5 – A mulher hoje está assumindo cada vez mais seu espaço na sociedade. Busca sua autonomia, cidadania e luta pela equidade de gênero. Tem uma participação efetiva na construção de uma sociedade mais justa. Foram muitas as conquistas, mas cito duas como pilares: O voto feminino, em 24 de fevereiro de 1932, e a Lei 11.340/2006 conhecida como Lei Maria da Penha. O maior desafio  ainda é DESCONTRUIR os preconceitos de gênero.

6 – Vencer as desigualdades de gênero e estabelecer condições para a construção de políticas públicas de igualdade. Vejo o machismo com muita tristeza, porque entendo que a mulher tem uma contribuição maior na educação dos filhos e filhas. Portanto, nós mulheres fomentamos o machismo em nossas crianças. Inconscientemente reforçamos isso em pequenos gestos, mas decisivos para comportamentos machistas no futuro. O machismo deve ser combatido no VAREJO… não no ATACADO.

Claudia

CLÁUDIA VIVEANI DE MORAES ANDRADE, Prefeita Municipal, de Itapeva/MG

1- Para mim o dia internacional da mulher representa um marco na história por conta das lutas de mulheres por melhores condições de vida e de trabalho. É um momento de conscientização da importância do papel feminino na sociedade contemporânea.

2 – Sou profissional da saúde e trabalhava como enfermeira e particularmente nunca encontrei dificuldades pelo fato de ser uma mulher, embora saiba que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora.

3 – Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família. Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida. E dentre os vários resultados positivos pelos direitos da mulher, podemos destacar a aprovação da Lei Maria da Penha.

4 – Ser mulher nos dias de hoje é quase como viver em uma casa cheia de goteiras. Você coloca sua mão para fechar uma delas, e outra começa a pingar. Em minha opinião, não existe uma fórmula para equilibrar a vida pessoal e profissional, mas infinitas. Aprendemos até onde podemos ir sem nos desgastar, e conseguimos nos comunicar com mais objetividade. Adquirimos assim a capacidade de otimizar nosso tempo e de harmonizar nossas atividades diárias.

5 – A mulher de hoje vive uma vida enormemente diferente daquela das mulheres de quarenta ou cinquenta anos atrás. Antes limitadas à esfera doméstica, agora fazem faculdade e pós-graduação e seguem as mesmas carreiras dos homens. A maior conquista da mulher é a independência em diversas áreas como financeira, emocional, profissional etc. E entendo que o maior desafio da mulher hoje em dia seja adaptar-se às bruscas mudanças da vida moderna em que tudo acontece em ritmo muito acelerado.

6- Acredito que os maiores preconceitos contra a mulher são os estigmas com relação a sua capacidade intelectual e fragilidade enquanto ser humano. Vejo o machismo como algo negativo e que está perdendo espaço na sociedade, tendo em vista a conscientização da sociedade e as liberdades conquistadas pelas mulheres.

Mensagem da prefeita para o dia das mulheres

Neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, quero deixar o nosso reconhecimento público a todas as mulheres, em especial, as mulheres itapevenses sempre guerreiras, por sua significante parcela de contribuição no crescimento desta cidade, por serem pessoas fortes, batalhadoras, empreendedoras e que estão sempre presentes, em cada passo, rumo às novas conquistas. Gostaria de parabenizá-las pelos seus projetos e celebrar suas realizações, porque estão em cada uma o anseio e o empenho em promover um mundo mais justo e mais humano. Por tudo isso, manifestamos o nosso respeito e admiração a vocês, pessoas especiais que tem nos ajudado a fazer de Itapeva/MG uma cidade cada dia mais aconchegante. Parabéns!

Foto: Reprodução

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>