Animais são castrados gratuitamente para famílias com renda inferior a 2 salários mínimos
A Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria de Saúde mantém o Canil Municipal de Extrema com cerca de 80 animais que são doados em feiras constantemente, porém o número de animais resgatados é alto e o canil sempre conta com aproximadamente 100 animais em suas dependências.
O Canil Municipal presta o serviço de castração de animais gratuitamente para a população extremense. Para castrar seu cão e gato os responsáveis do canil informam que o animal deve ter mais de 4 meses.
Em 2015 a Prefeitura de Extrema castrou quase 800 animais entre cães e gatos seja resgatados ou levados pela população. Os responsáveis do Canil Municipal lembram que cães se reproduzem de 6 em 6 meses e gatos de 3 em 3 meses.
A castração de cães e gatos é um procedimento cirúrgico que não é muito complicado, mas precisa de diversos cuidados tanto antes, quanto depois da cirurgia. Nos machos, a cirurgia de castração é muito mais simples do que nas fêmeas e o procedimento retira os testículos deles. Nas fêmeas, a retirada dos ovários e útero é feita através de um corte (incisão) próximo a seu umbigo, que em seguida recebe uma sutura para fechamento.
No dia da castração o dono é orientado a garantir a devida restrição hídrica e alimentação do pet de no mínimo 12 horas. Isso é extremamente importante, pois garantirá a segurança do animal durante o procedimento cirúrgico. Depois de realizada a cirurgia, o animal ficará em observação na clínica até voltar da anestesia, onde será dada a autorização de seu repouso em casa para receber os devidos cuidados do pós-operatório por parte de seu dono.
Segundo os profissionais que trabalham neste serviço, a castração é a única forma realmente eficaz e ao mesmo tempo humanitária de controle populacional de animais, diminuindo o abandono.
Atualmente muitas são as pessoas que possuem um animal de estimação. Por gostarem ou porque os filhos querem muito. Porém cuidar de um bichinho requer tempo, muitos cuidados e gastos. E a castração por vezes se faz necessária e devido ao custo, muitos não possuem condições para fazê-la.
Em entrevista Ana Lúcia Olivotti, coordenadora de Vigilância em Saúde falou sobre o procedimento de castração oferecido pelo município.
De acordo com a coordenadora, a castração é oferecida à população gratuitamente, para o procedimento é necessário que o interessado procure a Vigilância em Saúde e faça um cadastro.
Para a realização do cadastro é necessário cópia do RG, comprovante de residência e holerite que comprove rendimento inferior a 2 salários mínimos.
Ana Lúcia ressalta que é feita uma avaliação das condições de renda da pessoa, a fim de que o serviço não prejudique as clínicas veterinárias particulares.
O acesso a castração é fácil, apenas preencher este cadastro e a avaliação.
Segundo Ana Lúcia a agenda de castração está completa até abril. Todo procedimento é realizado no CTA/SAE por veterinários capacitados. Após a castração também é feito um acompanhamento do animal.
Para mais informações entrar em contato no (35) 3435-2849 ou ir pessoalmente na Vigilância em Saúde, Rua Presidente Kennedy Nº 355, antigo Pronto Atendimento.
Com informações: Ascom/Prefeitura de Extrema