Secretaria de Saúde Implanta Termo de Responsabilidade para Atendimentos Externos

termo

Quando um cidadão de Joanópolis agenda uma consulta ou exame médico externo no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Hospitais da Universidade São Francisco (HUSF) ou da Unicamp, por exemplo, e falta, todos os munícipes são prejudicados. Para ficar mais claro, vamos entender como acontece no AME, em Atibaia. A cidade tem uma cota de atendimento para cada especialidade que é calculada de acordo com o número de procedimentos realizados nos últimos três meses. Então quando uma pessoa agenda consulta e falta, a cidade tem sua cota diminuída e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) poderá encaminhar um número menor de pessoas para ser atendido naquela especialidade no mês seguinte. Este controle de cotas de atendimento foi implantado em setembro no AME.

Atualmente o índice de faltas em atendimentos externos é de 20% em média. Ou seja, sem nenhuma ação para diminuir isso, Joanópolis perderia cotas de consultas e exames a cada mês. Para manter a capacidade de atendimento nas instituições de referência na região, a SMS implantou o Termo de Responsabilidade e Consentimento do Usuário no dia 1º de outubro. O termo deve ser assinado pelos pacientes que utilizarem o transporte sanitário para se deslocar até o local da consulta ou exame. Assinando o documento, o cidadão se compromete a não faltar no atendimento, salvo por motivos de força maior. No caso de falta, o paciente irá para o final da lista de agendamento no caso de primeira consulta. Sendo retorno, o paciente terá que ir ao AME por conta própria para agendar nova data de atendimento.

É importante lembrar que os serviços de saúde municipais tem sido ampliados, possibilitando ao joanopolense ter acesso à atendimentos cada vez mais diversificados sem sair da cidade. A Unidade Municipal de Reabilitação oferece atendimento de psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga e médico acupunturista e de dor e neurologista. Ação itinerante leva atendimento de saúde na área rural. Está em construção a unidade do Estratégia Saúde da Família, que proporcionará a expansão do atendimento de saúde domiciliar. Essas e outras ações demonstram a dedicação da Secretaria de Saúde para proporcionar um atendimento cada vez melhor.

 

Foto: Caio Buni

Fonte: ASCOM/Prefeitura de Joanópolis

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam