Secretário de trânsito de Pouso Alegre explica funcionamento da Zona Azul

entrevista

Desde o dia 3 de novembro, a Zona Azul voltou a funcionar no centro de Pouso Alegre. A cobrança de R$ 2 a hora, começou no dia 10 de novembro. A implantação da Zona Azul tem o objetivo de democratizar os espaços públicos de estacionamento e atende a uma reivindicação recorrente dos moradores. Agentes de trânsito e monitores da zona azul estarão nas ruas orientando os condutores sobre as regras do estacionamento rotativo. Nas vagas identificadas como pertencentes à Zona Azul, os veículos podem permanecer por no máximo duas horas.

É possível adquirir créditos nos pontos de vendas espalhados pelo comércio ou a partir da inserção de créditos em um cartão magnético, comercializado nos mesmos locais. O crédito adquirido é associado à placa do veículo, que fica registrada no sistema online da Zona Azul.

O secretário de Trânsito, Luiz Carlos Delfino, explica, de forma prática, o funcionamento da nova Zona Azul.

- Ao estacionar o carro em um dos pontos da Zona Azul, qual o procedimento?

O condutor deverá procurar um ponto de vendas da Zona Azul e adquirir um ticket, de uma ou duas horas e não precisará retornar ao carro, pois o sistema já acusará que o carro estará estacionado na vaga. Uma outra forma é adquirir um cartão com créditos, que poderá ser reabastecido com mais créditos posteriormente. Com o código do cartão, o condutor deverá passar o código para a central, por SMS, avisando quantas horas ficará no local.

- Assim que estacionar, quanto tempo o condutor terá para adquirir o ticket ou acionar o cartão?

O condutor terá uma tolerância de 10 minutos para encontrar um ponto para aquisição do seu ticket. São cerca de 62 pontos de venda no centro, que ficarão abertos das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 13h, para facilitar o acesso dos motoristas.

- A permanência na vaga é de quanto tempo?

O condutor poderá ficar duas horas na vaga e poderá comprar mais duas horas, caso estacione em outra rua dentro da própria Zona Azul. Para estacionar na mesma rua, o condutor deverá aguardar um período de 30 minutos. Assim, outro condutor poderá usufruir do espaço.

- Como funcionará a fiscalização?

A empresa Central Park, que gerencia a Zona Azul, possui em torno de 30 monitores nas ruas. Até o dia 30 de novembro não serão aplicadas sanções administrativas. A partir do dia 1 de dezembro serão cobradas multas para quem não cumprir as regras. O monitor notificará o condutor e, caso não regularize, o agente fará o auto de infração. A multa gira em torno de R$ 53,20 e gera 3 pontos na carteira.

- Como será feita a divulgação no centro e locais de estacionamento?

A educação no transito e conscientização será uma constante na Secretaria de Trânsito. Os monitores passarão as informações tanto para quem vem de fora e não conhece o sistema, como para os munícipes.

- Qual o principal benefício para a cidade?

Antes de tudo, a democratização dos espaços. Agora, é possível andar pela cidade e encontrar vagas para estacionar perto de bancos ou comércios. As pessoas se conscientizaram de forma muito rápida. Há um benefício muito grande, porque não existe mais aquele grande fluxo no centro da cidade, com redução de acidentes, tumultos, barulho, poluição e melhoria da segurança. Não é somente uma questão de vaga.

 

Fonte: ASCOM Câmara Municipal de Pouso Alegre

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>