A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/AIDS e Hepatites Virais, iniciou na última segunda-feira, (03/09), na unidade de saúde ESF Planejada II, apoio matricial para Atenção Básica. O objetivo é o fortalecimento das respostas às infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/AIDS e Hepatites Virais.
A atividade de apoio matricial será realizada pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e por docente e alunos do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) – disciplina de Saúde Coletiva, que já estão inseridos nas atividades cotidianas do CTA.
O matriciamento ou apoio matricial é um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. Nessa lógica, os profissionais das diversas áreas que compõem o Programa darão suporte às equipes da Atenção Básica, atuando como facilitadores de um processo de educação permanente.
De acordo com o Infectologista e Professor da USF, José Ribamar Borges Mendes, o matriciamento tem a intenção de alcançar a meta (90 90 90) estipulada pela Organização Mundial da Saúde, onde até 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saberão que tem o vírus, 90% de todas as pessoas com Infecção pelo HIV diagnosticadas receberão terapias antirretroviral ininterruptamente e 90% de todas as pessoas recebendo terapia antirretroviral terão supressão viral (carga indetectável). “Isso permitirá em 10 anos, se projetar a possibilidade do fim da epidemia HIV”, finaliza.
As próximas ações ocorrerão nas unidades de Estratégia Saúde da Família, sendo dia (17/09), no Toró e (24/09) na Unidade Escola (São Francisco).
Fonte: DIMP/Bragança Paulista