Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/AIDS e Hepatites Virais inicia apoio matricial para a Atenção Básica

Foto_1_03-09-18_Apoio_Matriciamento_Planejada_II

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/AIDS e Hepatites Virais, iniciou na última segunda-feira, (03/09), na unidade de saúde ESF Planejada II, apoio matricial para Atenção Básica. O objetivo é o fortalecimento das respostas às infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/AIDS e Hepatites Virais.

A atividade de apoio matricial será realizada pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e por docente e alunos do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) – disciplina de Saúde Coletiva, que já estão inseridos nas atividades cotidianas do CTA.

O matriciamento ou apoio matricial é um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. Nessa lógica, os profissionais das diversas áreas que compõem o Programa darão suporte às equipes da Atenção Básica, atuando como facilitadores de um processo de educação permanente.

De acordo com o Infectologista e Professor da USF, José Ribamar Borges Mendes, o matriciamento tem a intenção de alcançar a meta (90 90 90) estipulada pela Organização Mundial da Saúde, onde até 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saberão que tem o vírus, 90% de todas as pessoas com Infecção pelo HIV diagnosticadas receberão terapias antirretroviral ininterruptamente e 90% de todas as pessoas recebendo terapia antirretroviral terão supressão viral (carga indetectável). “Isso permitirá em 10 anos, se projetar a possibilidade do fim da epidemia HIV”, finaliza.

As próximas ações ocorrerão nas unidades de Estratégia Saúde da Família, sendo dia (17/09), no Toró e (24/09) na Unidade Escola (São Francisco).

Fonte: DIMP/Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam